IMPRENSA | Notícias |

CDL de Florianópolis assume coordenação do Comdes

Empresário Ernesto Caponi estará à frente dos trabalhos do grupo na gestão 2018

A CDL de Florianópolis, por meio do vice-presidente Ernesto Caponi, assumiu a coordenação do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento Sustentável da Grande Florianópolis (Comdes), nesta sexta-feira (23), na Associação Catarinense de Engenheiros (ACE). O coordenador tem o mandato de um ano – gestão 2018.

Para o empresário, o objetivo é manter o que foi proposto pelos grupos de trabalho no ano anterior e segmentar cada vez mais os pilares do conselho para fortalecer o desenvolvimento sustentável da Grande Florianópolis. “Nossa intensão é abrir os canais de comunicação com as entidades que compõem o grupo – que são mais de 40 associados representativos – para atuarem com afinco nas comissões de mobilidade urbana, saneamento básico, governança metropolitana e combate ao comércio ilegal”, afirma Caponi.

Durante o encontro, os Grupos de Trabalho (GT), por meio dos respectivos coordenadores, apresentaram os resultados do ano anterior e propuseram melhorias e novas atividades em conjunto.

De acordo com Lucas Arruda, coordenador do GT de Saneamento Básico, a proposta para este ano é focar nos Resíduos Sólidos; por este motivo, foi solicitada a mudança da nomenclatura do GT provisoriamente, durante o período de 2018, para GT de Resíduos Sólidos. “A estratégia para este ano é fazer uma articulação política com os municípios das regiões metropolitanas, com pretensão de apresentar novas políticas, modelos de leis e eventualmente uma lei metropolitana, se for possível”, explica Arruda.

Além da apresentação dos GTs, o conselho recebeu representantes da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis – Suderf, para explicar o atual estado da implementação do Sistema Metropolitano de Transporte Público.

Ao final do encontro, foi aprovado que o novo local das reuniões do Comdes será a CDL de Florianópolis e, excepcionalmente, no mês de março o grupo se reunirá no dia 28, uma quarta-feira.