Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos, ainda, que atualizamos nossa Política de Privacidade.
CONTINUAR
IMPRENSA | Articulações Políticas |

CDL participa do lançamento de editais para o comércio ambulante na Cidade

Serão dois documentos, um para o Centro e outro para os demais bairros da Capital

O comércio de ambulantes de Florianópolis terá este ano para se adequar e concorrer igualmente ao processo licitatório para o período de janeiro 2018 a dezembro de 2019. A CDL de Florianópolis esteve presente no lançamento dos editais na manhã desta segunda-feira (21), no gabinete do prefeito Gean Loureiro (PMDB).

A prefeitura lançou dois editais, um específico para quem quer trabalhar no Centro de Florianópolis e outro para os demais bairros da cidade, inclusive no Continente e nas áreas de preservação administradas pela FLORAM. A novidade neste ano é um arquivo para ser usado no programa Google Earth que mostra no mapa da cidade todos os pontos e as vagas disponíveis citadas nos editais.

Para Lidomar Bison, presidente da CDL de Florianópolis, a licitação é urgente e necessária na Capital. “Somos a favor do processo licitatório por entender que todos os cidadãos devem ter oportunidade de participar igualmente. A exemplo do que aconteceu com o Mercado Público, esperamos uma melhora na qualidade do serviço, o que é bom para os empreendedores e também para cidade”, afirmou.

A publicação para a área central do município prevê 84 vagas, incluindo pessoas com deficiência e idosos, distribuídas em 15 modalidades. De acordo com o edital nº 001/PMF/SMSP/SUSP/2017, o comércio será dividido em três categorias: volante, ponto específico e área de feira. O interessado em vender algodão doce, balão, picolé e sorvete deverá exercer sua atividade andando na área pública, sem permanecer fixo em um ponto, obedecendo ao sistema de rodízio. Já em locais específicos listados no edital, ficam os vendedores de pipoca, água de coco, cachorro-quente, churros, doces, espetinho, pinhão/milho/cocada/amendoim e sebo (livros). As frutas da estação, as ervas medicinais, o caldo de cana e o pastel estão distribuídos em áreas de feira.

Segundo Gean Loureiro, o objetivo da gestão é reorganizar a atividade, de forma que os produtos que serão vendidos não sejam conflitantes com o comércio formal estabelecido. “Desde o início do ano, realizamos operações para fiscalizar e combater o comércio irregular e ilegal. Trabalhamos em um modelo dentro da lei e aberto a todos para regulamentar e trazer o setor para a formalidade”, explicou o prefeito.

Ainda de acordo com Bison, a publicação dos editais é um alívio para os empresários e comerciantes ambulantes. “É constante a busca pela solução efetiva de como ocupar melhor o espaço que a todos pertence, com oportunidades iguais e o devido respeito às leis em vigor”, finaliza o presidente da CDL de Florianópolis.


Edital nos bairros


Nesta segunda (21), também foi publicado o edital nº 002/PMF/SMSP/SUSP/2017, destinado ao comércio ambulante de lanches e salgados, doces, bebidas e alimentos especiais a celíacos em outros bairros da cidade. Para a Ilha, são 68 vagas, sendo sete para pessoas com deficiência; e para o Continente 50, com cinco para pessoas com deficiência. Nas áreas especialmente protegidas (unidades de conservação e parque urbanos), administradas pela Floram, ficam destinadas 22 vagas, sendo duas para pessoas com deficiência.

Como fazer a inscrição

Os interessados podem se inscrever a partir de segunda-feira (28) até 22 de setembro por meio de processo eletrônico no portal da Prefeitura ou na unidade do Pró-Cidadão do Centro, situado na Rua Arcipreste Paiva, nº 60. O sorteio eletrônico será transmitido pelo Facebook no dia 23 de outubro e a relação dos sorteados estará disponível no dia seguinte, 24, no site da Prefeitura.

Foto: PMF/Cristiano Andujar.

Voltar